Friday, January 27, 2012

As bikes da minha vida

Achei engraçado postar, aqui, um pequeno resumo das bikes que tive desde que me iniciei no btt, hà 9 anos atrás...

A primeira bike que comprei com o meu próprio dinheiro foi esta:

Scott Voltage YZ2 de 2003

Foi pouco tempo depois de a comprar, que tomei conhecimento do já movimentado mundo do BTT regional...

Após ter experimentado a Trek VRX 400 do Serginho, fiquei de tal modo impressionado, que decidi adquirir uma montada com suspensão total...

Trek VRX400

Foi esta a minha primeira bike "a sério"...

Scott FX4

Esta não é a foto da minha Scott, embora a única real diferença para o meu modelo, é a suspensão dianteira (eu tinha comprado na altura uma Marzocchi Bomber Z1 ao Mestre com 130mm de curso...que luxo!)
Após algumas descidas na Maia, nos 3 Km (onde ganhei as primeiras cicatrizes) e Catedral, rapidamente compreendi que esta bike era muito limitada para o que eu tinha em mente, pelo que decidi vendê-la e comprar a minha próxima máquina...

Big Hit Spec (foto representativa)

Comprei a minha primeira Big Hit, na realidade, comprei o quadro nos Atalhos do Mar e comecei a montar a bike de raíz...

Suspensão invertida Hanebrink

Na altura tive a sorte de comprar esta suspensão ao Fred, suspensão esta que ele usou num mundial de DH em que participou.
Esta suspensão invertida era um autêntico "monstro"! Comia tudo! O único senão, residia no facto de não ter retentores, o que obrigava a lubrificação depois de 2 ou 3 rides...
Pouco tempo depois, com a Big Hit já completa, numa descida na Catedral, ouço um barulho terrível ao passar numa secção, digamos "menos politicamente correcta", e disse: "já está...parti o quadro...".
Tal não aconteceu, mas tal ruído fez-me querer trocar de bike novamente...

Scott Octane One de 2005

Entra a Scott Octane (a única bike que comprei nova de fábrica até hoje), e com ela a "onda" de participar em algumas provas de downhill, onde arrecadei dois troféus e fui, para minha grande honra, cartaz de uma prova de 2005...


A partir deste momento, devido a vários factores, vejo-me incapaz de poder andar de bike, o que me força a vender a Scott, com apenas 11 meses, por um preço algo irrisório...

Passa cerca de 1 ano e o bichinho do DH continua a "consumir-me"...
Na altura o Rui Viveiros coloca a sua Kona Stab Deelux DH à venda e fico com ela.

(Foto representativa)

Apesar de decoração da Kone ser idêntica à da foto, a bike estava muito riscada, o que me levou a tomar a decisão de a restaurar, com a ajuda do Mestre, que na altura estava montado por conta própria na Bolão Bikes e juntos fizemos um trabalho exaustivo de decapação e limpeza do quadro até ao "osso", para a transformar nesta máquina:

(hmmm, já gostava da decoração igual à da Dune nesta altura!)

Um episódio caricato esteve associado a esta bike, já que foi roubada na loja do Mestre, por um drogado, que a tentou vender na Avenida por 250€...basta dizer que o Mestre apanhou-o a até lhe mordeu a orelha, lol!

Novamente um interregno de sensivelmente dois anos e volto a comprar outra bike, desta vez ao Mestre:



Yeti DH9 de 2005

Sem dúvida, uma das melhores bikes que já tive, fazendo jus ao ditado: "velhos são os trapos".
Com esta bike, volto a 100% ao btt, ajudo na abertura do trilho de Água Retorta, crio o blog "Água Retorta Mountain Biking Azores - ARMBA" e começo a dedicar-me a explorar os trilhos da Povoação...

O bichinho do Enduro...
A primeira vez que vi a Dune do Mestre, foi quando ele veio andar comigo e com o Ricardo Medeiros no Pedra Torta...
"Nota mental para mim mesmo: ficar com a Dune", pensei eu na altura...
Levou algum tempo, mas lá consegui trocar a Yeti pela Dune e estava contente da vida!

Foto recente

No entanto...
Faltava algo...a Dune era realmente incrível, mas o vicío "Old School", de ter um "tractor" com 200mm ou mais de curso, continuava presente...

Entra a Scott High Octane DH



Comprei-a ao João Azevêdo, não me arrenpedi!
Grande máquina, com um setup de sonho com especial relevo para a Marzocchi Monster com 200mm de curso de 2003.

No meio destas trocas todas, ainda tive tempo de passar por uma curta, curta XC "mania":



Continuando cada vez mais a "curtir" bikes com suspensão "single crown" e que dessem para subir a pedalar, vendo a Scott High Octane e compro a GT Force Carbon Expert:


Bike verdadeiramente polivalente, digam o que disserem, tem-se revelado uma montada realmente divertida, que tanto "papa" as subidas como devora as descidas. 

No entanto...

Continua a faltar qualquer coisa...
O mito da bike para todos os usos, para mim não pega. Já experimentei várias máquinas e continuo a achar: "cada macaco no seu galho".
Esta é a minha opinião. Não pretende ser polémica, é apenas o que é.

Seguindo esta filosofia, achei por bem investir numa bike mais "hardcore", para quando quero, usar a abusar sem grandes preocupações, nos trilhos. Obviamente que não investi grande valor, pois já tinha as outras duas bikes, e parecia-me algo exagerado gastar muito numa terceira bike...

Regresso ao passado...


Ironia do destino: volto a ter uma Big Hit.
Desta vez o quadro já não faz o tal barulho...talvez se deva a um melhor amortecedor montado na traseira.

E pronto. Fica concluída esta viagem pelas "bikes da minha vida"...
Há quem tenha uma história mais rica, há quem tenha uma história mais pobre, o que interessa é ter alguma história para partilhar.
Era algo que gostava de ver nos outros blogues...retroespectivas dentro do mesmo género...é algo agradável e factor de entretenimento.

5 comments:

Wave Riders Açores said...
This comment has been removed by the author.
Wave Riders Açores said...

Epá oh Ricardo se eu tivesse essas bikes todas acho que a minha mulher me ponha as malas à porta! lol, tou a brincar! boa história e grandes bikes! Abraço e continuação de bons rides e bons posts.

Água Retorta said...

Isto é uma doença Rui, hehehe...

Quando compras a tua bike pa darmos uns rides fixes?

Abc

Dálion said...

Parabens Ricardo, fico contente em saber que todos estes modelos foram teus. Espero que venhas a ter muitos mais. Abraço amigo.

Água Retorta said...

Obrigado amigo. Tem sido uma boa coleção, que continua a aumentar. Abraço.