Friday, June 29, 2012

O início

   

Ainda não tinha postado aqui o princípio do trilho do Pico Alto...fica aqui também o registo do trilho novo de DH que os riders de Santa Maria construiram com tanto trabalho...

Tuesday, June 26, 2012

Pico Alto - Anjos



Fica aqui o registo de uma das secções do trilho do Pico Alto que ainda não tinha feito o ano passado.
Recheado de vistas incríveis, não deixa de ser, no entanto, um trilho bastante agressivo para os braços e para as pernas, já que nos presenteia com algumas subidas inclinadas.

Monday, June 25, 2012

Trilho da Costa Norte

   

Segundo me disse a funcionária do posto de turismo em Santa Maria, este trilho é um dos mais recentes e, sem dúvida, um dos mais bonitos. O tempo foi bondoso, o que permitiu grandes imagens!
O princípio do vídeo, mostra imagens dos Anjos, ao fim do dia, da Praia Formosa, onde tomamos banho todos os dias e um grande escaldão e por fim, do parque de campismo, que foi totalmente nosso, durante os dois dias e meio de estadia!

Santa Maria: Sol, praia e BTT!


Voltei a Santa Maria, com a minha esposa, este fim de semana, e não podia ter escolhido melhor altura, já que o navio saiu de Ponta Delgada na 6ª feira, ao meio dia, o que permitiu preparar as coisas com antecedência e poder usufruir de todas as ofertas que a ilha tem para nos dar. Em primeiro lugar, o parque de campismo continua a ser um excelente local para montar a base de operações à qual voltavamos, sempre que acabava um ride, ou quando a praia já estava muito quente, a ponto de queimar, lol. Voltei ao Pico Alto, fiz a minha estreia no trilho de btt criado pelo Káká e pelo seu amigo, que dá pelo pseudónimo "Gruta" no Pinkbike, trilho este 100% DH, e não, não é da prova do ano passado; fiz novas variantes do Pico Alto; novas para mim, pois ainda não lá tinha ido, e fiz um trilho completamente novo para mim, que é muito, muito bonito, com o único inconveniente de ter que voltar para trás com a bike pela mão, subindo o que tinha acabdo de descer...foi um grande fim de semana, o sol marcou forte presença nas zonas costeiras da ilha, mas sempre nublado na parte central, o que influenciou, sem dúvida, o andamento no Pico Alto, mas que em nada prejudicou a não ser sujar a bike mais um pouco! Os vídeos irão sendo postados ao longo desta semana.

Tuesday, June 19, 2012

Está quase

   

O Simply deve ficar limpo ainda antes deste fim de semana, se a chuva o permitir, no entanto, apesar da vegetação cerrada e de, por vezes, deixarmos de ver o trilho, ainda nos divertimos bastante ao fazer esta descida!

Monday, June 18, 2012

Valeu a pena

         

Valeu a pena o trabalho todo no 16 Segundos e valeu a pena sair de casa, este Domingo, para andar com o Paulo, Pedro e Dino. Fizemos 3 descidas no 16, uma no Simply, que ainda está a acabar de ser limpo e uma no Agrião. O tempo ajudou e quando começou a chover já o ride day tinha acabado há muito tempo!

Saturday, June 16, 2012

Dia de limpeza

Pois é...hoje não se andou...eu mais o Dino Ventura fomos, esta tarde, para as Furnas, com o intento de limpar o trilho do Pico da Areia e o 16 Segundos. Chegando ao fim do trilho do Pico da Areia, a surpresa não podia ser mais agradável:


O trilho estava completamente limpo! Fica aqui uma palavra de agradecimento aos funcionários da Câmara da Povoação, que, creio terem sido os que limparam o trilho. Eu mais o Dino subimos a pé os últimos 500mt do trilho e pensamos que devem ter limpo até lá acima, mas amanhã já vamos descobrir. Sendo assim, já que o Simply estava limpo, fomo, então para o 16 Segundos...

Que se encontrava neste estado...


O mesmo local, depois de limpo...que diferença!


Foram 3 horas, bem mal passadas, de catana na mão, um de cada lado, debaixo de chuva, a trabalhar sem parar, para que o trilho ficasse com este aspecto. É frustrante. Termos tanto potencial nos trilhos de btt, o desporto está a evoluir de uma forma brutal e não existe uma única associação ou entidade que se encarregue de tentar manter os já vários trilhos que temos, dedicados ao btt...porque será? Não será uma das condicionantes mais importante, o próprio trilho em si? Dá que pensar...

Wednesday, June 13, 2012

16 Segundos

   

Que dia de sol! Depois de uma boa descida no 16 Segundos, fui a uma banhoca mais a minha esposa, na Poça da Beija!

Ainda Domingo

Pedra Torta...

   

Monday, June 11, 2012

Cancela do Cinzeiro

   

Grande manhã, cheia de sol, o trilho seco e duas descidas, uma a fazer reconhecimento e outra mais a fundo...finalmente consegui fazer o drop e sair rolando deste...o trilho está muito bem conservado e mantido o que o faz incluir na nossa lista de trilhos para o dia de ride!

Rasta

   

Fica aqui o registo das duas descidas no Rasta, com as nossas esposas a darem uma ajudinha a filmarem os nossos saltos no drop e no final. Uma das descidas é filmada pelo Paulo, a outra, por mim, on board na Scott.

Sunday, June 10, 2012

Isto é que foi andar!

Grande dia de ride em excelente companhia! Ao Paulo e Raquel juntaram-se o Pedro Sebastião e a sua esposa Nélia, mais o Tibério e, comigo e com a minha esposa, estava reunido o pessoal para um dia bem passado em cima da bike e no restaurante também, lol!


Saturday, June 9, 2012

Pico Grande

   

Apesar de hoje ter que marcar presença na Aldeia do Sanguinho, por assuntos relacionados com o trabalho, ainda consegui arranjar tempo para fazer uma descida no Pico Grande, trilho que não fazia desde a inauguração, e por boa razão não o tinha voltado a fazer...trilho muito engonhado, com muitas secções que não se conseguem fazer fluídas e ainda por cima ao abandono...é pena...o trilho tem potencial e merecia mais alguma atenção...

Friday, June 8, 2012

Feriado na Povoação

   

Infelizmente parece que o único sitio da ilha em que o nevoeiro teimou em ficar foi na Povação...

Thursday, June 7, 2012

Domingo passado...

   

...foi assim que eu mais o Pedro encotramos o Pico dos Bodes...a ver se temos melhor sorte este fim de semana...

Tuesday, June 5, 2012

Lombo Gordo

   

Já não voltava ao Lombo Gordo hà uns tempos, e como a tarde estava impecável, saí de casa a pedalar pelas 19h00. O entardecer cria, realmente, condições de luz espectaculares como se pode ver neste vídeo.

Monday, June 4, 2012

Fajã do Araújo

   

É impressionante a diferença do tempo do Nordeste para a Povoação, ontem...o vídeo do Pico dos Bodes, depois, irá mostrar o quanto essa diferença se fez notar...

Um regalo para a vista!

A descida do Pedro

   

Um excelente registo da descida do Pedro no Cancela.

Sunday, June 3, 2012

Cancela

   

Fica aqui uma das 4 descidas que fiz no Cancela. É visivel o estado do trilho, bem como o estado do tempo. De qualquer modo o trilho, como já tinho dito no post anterior, revelou-se bastante agradável, com tracção suficiente para fazermos os saltos todos e podermos andar rápido. O Pedro também filmou uma das suas descias,  que devo ter aqui no blog o mais tardar amanhã de manhã.

Domingo de Freeride

Às 9 da matina, estava eu à porta da casa do Pedro Sebastião, para iniciarmos o dia de ride que já tinhamos combinado, mesmo apesar das condições atmosféricas não serem propriamente as mais apeteciveis.

Foi a minha estreia no trilho "Cancela do Cinzeiro" onde fizemos 4 descidas...


Estavamos a chegar da 1ª descida, quando a Engª Elsa, chefe dos Serviços Florestais do Nordeste, nos interpelou a saber se o trilho estava em condições apesar do mau tempo, ao qual nós respondemos afirmativamente, pois o Cancela é um trilho com um piso peculiar que parece drenar as fortes chuvas, não perdendo por isso muita tracção, mesmo nos dias em que está encharcado. Foi bom ver a Engª. preocupada com o estado do trilho, sinal de que continua a preocupar-se em mantê-lo sempre em condições. Um bem haja aos Serviços Florestais do Nordeste. Era bom também se pudessem deslocar-se ao Lajes de Água Retorta, já que o trilho está em urgente necessidade de alguma atenção...

Saturday, June 2, 2012

PT ao fim do dia

   

Sabendo de antemão, que esta noite ia chover, ontem, pelas 17:30, fui até ao Pedra Torta, para testar a Voltage mais a fundo. Encontrar o trilho acabado de ser limpo foi, com certeza um bonús, pois, apesar de ainda molhado, deu para fazer muito bem. Quanto à bike, sendo que este é que se pode chamar o 1º teste a sério, revelou-se algo nervosa no inicio, até eu encontrar o "sweet spot" das suspensões e pressão dos pneus. A partir dai, revelou-se uma montada muito divertida e muito rápida nas descidas. Às vezes muitas afinações disponiveis, podem complicar o que é fácil, o que é o caso da Marzo que tenho nesta bike: 30 clicks de afinações, tanto no rebound, como na compressão. É muito click, lol! Mas agora a bike está muito mais colada ao chão e é uma verdadeira "pequena" grande máquina.